Pesquisar este blog

sexta-feira, 20 de março de 2015

SUCESSO PROFISSIONAL = DINHEIRO?



Uma pesquisa da Universidade de Pelotas foi publicada em uma revista científica internacional, a The Lancet Global Health, na quarta-feira, 18 de março de 2015, e teve muita repercussão em páginas variadas na internet e em veículos da mídia, jornais, rádio e TV, por enquanto, já que não deu tempo das revistas semanais chegarem às bancas e às casas dos assinantes. Certamente, vão incluir também.

Qual é o assunto?

De acordo com a pesquisa, quanto mais o bebê mama, mais inteligente ele será quando adulto. As mães são incentivadas a amamentarem seus filhos o máximo que puderem para garantir o futuro deles, dois anos, três anos, enquanto tiverem leite em suas tetas.

Maravilha.

A gente já desconfiava que o leite materno fazia muito bem. Havia quem afirmasse que seria um antibiótico natural. As crianças bem amamentadas estariam menos suscetíveis a contraírem doenças. O leite materno é um colosso. A gente já concordava com isso. Agora, essa nova pesquisa científica dá mais um gás ao leite da mãe: o tempo de amamentação interfere no Q.I. Isso é importante pra chuchu.

Uau. 

Só que, dependendo da publicação (eu li páginas diferentes na internet tratando da mesma notícia) era dada ênfase a mais um argumento: dizem que as crianças que mamam mais têm mais sucesso e ganham mais dinheiro quando adultas. A pesquisa afirmaria que os adultos que mamaram mais quando criança têm um renda 33% maior que os outros.

É um baita argumento. 

Isso me deixou pensativo. 

Uma coisa é dizer que seu filho vai ser mais inteligente, OK, outra coisa é dizer que seu filho vai ganhar mais dinheiro, vai ser um sucesso financeiro. Me parece que a ciência foi contaminada por um viés de importância capitalista, para justificar sua força ao público alvo.

Acompanhe o meu raciocínio. Eu não sou comunista. Não acho errado ganhar dinheiro. Só não acho certo atribuir à capacidade de acumular dinheiro uma virtude. 

Quantas pessoas você conhece que ganham muito dinheiro sem virtude alguma? Mentem, roubam, exploram pessoas, escravizam, traficam.

Por causa do valor que se dá a quem tem dinheiro, muita gente faz qualquer coisa para tê-lo. Matam os pais.

Será que Maria amamentou por pouco tempo o menino Jesus? Suas palavras só alcançaram valor muito tempo depois que ele supostamente as disse. E essas palavras, é verdade, enriqueceram muita gente, com templos de ouro, menos ele próprio, apesar de judeu. 

Mozart morreu tão pobre que foi sepultado em uma vala comum. Será que ele teve sucesso? Será que Gandhi teve sucesso? Será que Garrincha mamou pouco quando bebê? Será que van Gogh deixou uma gorda conta bancária antes de cortar a orelha e se suicidar? Será que Pepe Mujica tem um iphone? 

Será que todas essas pessoas tiveram sucesso dentro de suas vocações, mesmo não tendo conseguido uma boa renda?

EU devo ter mamado muito pouco. Tanta burrice tinha que ter uma explicação científica. Nunca consegui ganhar o tal do dinheiro. Sempre fui extremamente mal remunerado. Não sei cobrar pelo que eu faço.

O bacana da ciência, muitas vezes, é confirmar uma certeza existente e levantar muitas perguntas novas.

Um comentário: